O Alto da Lapa é um bairro nobre do distrito da Lapa, na cidade de São Paulo, no Brasil.
Foi construído na década de 1920 pela Companhia City.
Se situa a sudoeste do bairro da Lapa.
É caracterizado pela grande quantidade de verde, devido a grande concentração de árvores e muitas praças.
Suas ruas foram desenhadas para se evitar o alto fluxo de veiculos, por isso são tortuosas, sendo que seus quarteiroes são grandes e disformes ao padrão.
Com suas belas residenciais, o bairro está protegido da verticalização.
Muito proximo as Marginais Tiete e Pinheiros, as Rodovias, Anhanguera, Bandeirantes, Castelo Branco e Raposo Tavares.
Ao lado do Parque e Shopping Villa Lobos, possui nas proximidades 3 estações de trem (Ceasa, Domigos de Morais e Imperatris Leopoldina)
Suas ruas são ideais para correr, andar de bike, ou simplesmente passear e apreciar as diversaas arvores frutiferas que suas ruas proporcionam.
Na região está localizado Centro Educacional e Esportivo: Pelezão[2], importante centro educacional que é também reconhecido como clube[4], por aderir à aspectos como zona de lazer e caminhada, e piscinas.
A reunião dos bairros de Alto da Lapa e Bela Aliança é conhecida como "City Lapa".[5]
O bairro teve sua concepção urbanística criada pelo arquiteto e urbanista inglês Barry Parker, com jardins internos, traçado sinuoso de ruas, muitas praças e intensa arborização. No ano de 1921, iniciou-se a construção dos bairros de Bela Aliança e Alto da Lapa, que possuía cerca de 1 342 930 metros quadrados de terreno.[6] O bairro foi finalizado em 1929. Foi desenvolvido para a população operária,[7] porém acabou por atrair imigrantes bem-sucedidos financeiramente.[8]
Devido às diversas restrições de uso do solo criadas pela empresa loteadora, o bairro apresenta características de "bairro-jardim", modelo que, na época, era tido como inovador.[6] As regras do zoneamento da cidade fazem com que o mesmo mantenha suas características originais.
Criada em 1992, a Associação de Amigos e Moradores do Alto da Lapa e Bela Aliança luta pela preservação do traçado original da região e pela sua manutenção como bairro residencial. No final de 2001, conseguiu que o Supremo Tribunal Federal brasileiro vetasse a construção de um prédio no bairro.[6]
É um bairro nobre, sendo classificado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis como uma "zona de valor b", assim como outras áreas nobres da capital como Aclimação, Cerqueira César, Alto de Santana e Paraíso.[9] No ano de 2010, as residências do bairro foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico devido a seus valores arquitetônicos, históricos ou culturais. Por causa disso, haverá a conservação da horizontalidade do bairro, da preservação de seu traçado viário e das áreas verdes presentes, trazendo, também, uma possível valorização imobiliária.
Fonte - pt.wikipedia.org/wiki/Alto_da_Lapa
Atue Negocios Imobiliarios
CRECI: 34184J
(11) 99783-0498
www.atue.imb.br © 2025. Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.